Apartamento
Integração de ambientes e marcenaria autoral renovam apartamento nos Jardins
Jardins
131
Jardins
131
-
ANTES
O casal gaúcho Gabriel e Juliana, grávidos do segundo filho, procuraram o Iná Arquitetura para reformar sua nova morada em São Paulo. Neste tradicional apartamento nos Jardins, a planta era composta por três quartos, dois banheiros, sala, cozinha, área de serviço, quarto e banheiro de empregada. Em um lote bastante estreito, as janelas davam para a vizinhança e eram bem próximas ao apartamento ao lado. As estruturas elétricas, hidráulicas e a marcenaria eram do projeto original e careciam de uma reforma. -
DEPOIS
A cozinha e a sala foram integradas para ampliar os ambientes, finalizada por um balcão para o café da manhã. Uma reforma estrutural atualizou as estruturas elétricas e hidráulicas. A marcenaria foi um ponto-chave do projeto. Uma prateleira atravessa cômodos e dá unidade à área, unindo os ambientes. Na sala, um painel azul em laca divide cômodos e imprime um ponto de cor à área. Um muxarabi, elemento de influência moura e tradicional da arquitetura colonial brasileira, foi a aposta para evitar a exposição ao apartamento do vizinho, tão próximo. Nas áreas comuns, o taco foi mantido. Nas molhadas, o granilite foi eleito e, em diferentes cores, imprime personalidades distintas aos cômodos. A iluminação indireta foi a protagonista nos ambientes.
Fotografia: Maura Mello
A família dos pais mora em diferentes países do mundo. Para a filha se conectar aos parentes, seu quarto ganhou um grande mapa, que resgata a memória dos países onde os tios e as primas vivem.
Nos banheiros, o colorido fica por conta do granilite, que traz diferentes personalidades aos ambientes.